Bem vindos, a Era do sertanejo!

Wednesday, August 18th, 2010
by: marcos yamin

remixsertanejoUltimamente, um dos assuntos mais discutidos em meio à cena eletrônica gira em torno do que é ou não música de verdade. Com um pouco mais de dois anos envolvida diretamente com essa cultura, arrisco a deixar uma sutil opinião sobre tudo que tenho lido e, principalmente, ouvido por ai.

A cultura eletrônica parece estar envolvida em uma rede de interesses comerciais e lucrativos, disposta a usar de diversas estratégias de marketing para chamar a atenção do público, da massa, da moda. Desta maneira, os empresários procuram criar novos e manter antigos clubs regados ao que muitos chamam de pop. DJs celebridades surgem, a todo momento, e de uma forma muito simples pegam o espaço de quem realmente trabalha em prol da verdadeira cultura.

Por outro lado, alguns – ainda que poucos – procuram fugir dessa fórmula capitalista, promovendo eventos com artistas comprometidos, line ups estruturados e uma tentativa de educar o público. E mesmo com tanto empenho, ainda assim é difícil enxergar uma grande evolução. Não que ela não exista. Existe sim, mas ainda de forma tímida, perto das grandes promoções de festas regadas a champanhe e glamour.

Ok. Mas isso ai, todo mundo já sabe. O que eu pretendo dizer é: calma. Gente, música eletrônica não é tão simples assim. Não se entende da noite pro dia. É complexo, repleto de vertentes, detalhes e mais detalhes que estão longe da simplicidade de serem difundidos para a massa baladeira a curto prazo. Arrisco dizer que até a longo prazo, essa missão é complicada. Afinal, a massa baladeira pouco se importa com a essência da música eletrônica. Experimente entrar em famosos clubs e fazer singelas perguntas…

Certa vez alguém disse que e-music é para poucos. E volto aqui, para concordar com isso. O grande público nem faz idéia de quem é o DJ que está tocando. A maioria não sabe diferenciar house de psytrance, E NEM QUER. Então, talvez a solução seja se desapegar dessa maioria, e projetar esforços para manter a cultura entre aqueles que realmente tem vontade e prazer de ouvir o que é de VERDADE. Talvez, MÚSICA ELETRÔNICA não seja a melhor forma de ganhar dinheiro. Bem vindos, a era do sertanejo!

  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • Twitter
publicado em | Opinião

Comments are closed.


Club On

© 2009 Clubon. Todos os direitos reservados.
Reprodução proibida sem autorização.
powered by: Soldia